THINGS I LEARNED FROM HAVING A DOG

by - August 03, 2016

Uma das minhas grandes paixões, que carrego em mim desde criança, são os animais. Foi por isso que, depois de treze anos a encher os ouvidos dos meus pais a dizer que queria um cão, fomos buscar o Rocky. O Rocky é um Golden Retriever e tem, neste momento, oito anos. Até hoje, foi o amigo mais fiel que eu conheci e todos os dias preenche o coração das pessoas cá de casa com a sua alegria, companhia, carinho e fidelidade. Hoje venho falar-vos de algumas coisas que este bichinho me ensinou.

One of my big passions, that I carry in me since I was a child, are animals. That's why, after thirteen years telling my parents I wanted a dog, we found Rocky. Rocky is a eight year old Golden Retriever. He was the most loyal friend I've ever met and every day he fills our heart with joy, companionship, affection and loyalty. Today I'm talking to you about some things that this little being has taught me.
ACEITA-TE COMO ÉS
ACCEPT YOU AS YOU ARE
Uma das coisas que mais me fascina nos animais é que todos tem a sua própria personalidade e, por conta disso, tornam-se todos muito especiais. O Rocky é um cão pachorrento mas, sempre que saio por aí e vejo um Pinscher aos pulinhos no meio da rua dou por mim a sorrir e a achar piada àquilo. Nós, humanos, temos a tendência a querermos ser todos iguais, a seguir o rebanho, a preencher requisitos para que os outros gostem de nós, para que sejamos aceites mas o que não nos apercebemos é que aquilo que nos torna interessantes aos olhos dos outros é precisamente aquilo que nos distingue, o que nos torna únicos e não as nossas semelhanças.

PARTILHA O QUE TENS
SHARE WHAT YOU HAVE
Principalmente se for comida. Se há coisa da qual o Rocky não se consegue abstrair é de um pedaço de comida, seja ele do que for. Por essa razão, a cada vez que faço uma refeição, há sempre qualquer coisa que ponho de lado para lhe dar. E é incrível ver como isto se tem refletido no meu dia-a-dia. Por mais estranho que pareça, ao longo destes anos aprendi a ser uma pessoa muito mais altruísta. Se tenho e alguém precisa, não me importo de partilhar. Foi das coisas mais importante que este bichinho me ensinou!
TODA A GENTE MERECE UMA OPORTUNIDADE
EVERYONE DESERVES A CHANCE
O Rocky dá sempre uma chance a tudo quanto vê. Por vezes, e por conta do nosso conhecimento, abominamos determinados comportamentos ou situações e evitamos determinadas coisas por acharmos que as conhecemos mas nem sempre é assim. É rara a pessoa que sai para caminhar e faz uma amizade. Já para o Rocky é rara a vez que volta a casa sem se ter deixado afagar por alguém que nunca viu na vida. Isto porque nós, humanos, somos demasiado rápidos a julgar as pessoas - a achar que toda a gente tem más intenções para connosco. Os animais não são assim. Eles permitem o contacto seja com quem for e sem olhar a idade, género e aparência.

SÊ EQUILIBRADO
BE BALANCED
Os animais não exageram em nada. Comem até não ter mais fome. Bebem apenas quando sentem sede. Brincam até estarem cansados. São chatinhos até dizermos "pára!". Em tudo eles são equilibrados. É por isso que eles não se sentem frustrados com as suas ações. Porque no fundo, eles sabem que o que fizeram, fizeram porque precisaram então, tratando-se de necessidades, não o poderiam ter evitado.
NÃO FINJAS SER QUEM TU NÃO ÉS
DON'T PRETEND TO BE WHAT YOU ARE NOT
Apesar de muita gente que vem cá a casa não gostar de lambidelas caninas, o Rocky não as poupa - porque isso faz parte do que ele é. Ele não deixa de fazer o que quer que seja só porque alguém não aprova. E, apesar de, por vezes, ficar doida com ele, essa é uma das coisas que já me fez soltar grandes gargalhadas. Nunca me vou esquecer do dia em que o meu pai vedou o jardim com corda para ele não ir cavar na terra e ele, com muito esforço e ginástica, passou pelo meio das cordas, ficou com patas presas, e caiu do outro lado, todo contente porque estava a desafiar o meu pai. Ele poderia simplesmente fingir que era um cachorro obediente para que nós, mais rapidamente, tirássemos aquilo dali mas ao invés disso, ele decidiu mostrar que não importava o que o meu pai lá pusesse - ele iria sempre fazer a vontade dele, da maneira que ele achasse bem, de acordo com a sua personalidade.

NÃO GUARDES RESSENTIMENTOS
DON'T KEEP RESENTMENTS
Apesar de já ter ralhado com o Rocky várias vezes nunca o vi guardar ressentimentos. Ele simplesmente deita-se e faz olhinhos. Claramente que não resisto e peço desculpas - ele aceita sempre. Guardar ressentimentos só te deita abaixo e impede-te de andar com a tua vida para a frente. Eles nem se deixam afetar... E nós? Quantas vezes não fomos capazes de aceitar as desculpas de alguém?
VIVE O MOMENTO
LIVE THE MOMENT
Apesar do Rocky saber coisas como o caminho de volta a casa; onde está a comida; que não pode ir para os quartos; que as necessidades se fazem lá fora; entre outras coisas, ele usa esse conhecimento apenas no momento em que precisa dele. Para ele, o passado já não pode ser mudado e o futuro é algo que ele não conhece. Por isso, ele vive tudo intensamente. Se está a comer, ele saboreia. Se está a passear ele aproveita o passeio. É um modo de vida calmo e sem preocupações ao qual, por vezes, não damos muito crédito mas que faz toda a diferença no nosso dia-a-dia.

AMA SEM OLHAR A QUEM
LOVE WHOEVER IT IS
Os animais são seres eternamente gratos aos seus donos e/ou a quem lhes dá amor. E eles não se importam com as condições, com o dinheiro, com as aparências. Para eles o que tem valor é o facto de serem bem tratados, de serem amados e de se sentirem parte da família. Então se tens alguém que te acolhe, ajuda e ama diariamente, retribui-lhe esse amor. Além de não perderes nada com isso, vais sentir-te melhor por fazer sentir bem alguém que faz tudo por ti.
ph J. E. Simões

You May Also Like

7 comentários

  1. wow, this a is a really great post!!! I'm agree with each point:)
    I discovered your blog and I love it! Do you want to follow each other? Let me know!
    HAPPY WEEK
    xoxo
    http://stylishpatterns.blogspot.com.es/

    ReplyDelete
  2. Exato :p Embora não vista o mesmo número que o meu pai faz sempre jeito dar uma vista de olhos no que ele tem eheh :)

    Adoro! Que fofinhos <3

    NEW PERSONAL POST | My Contour Eye Creams.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ReplyDelete
  3. Este post derreteu-me. São a melhor coisa do mundo, os bichinhos!

    MY KIND OF JOY

    ReplyDelete
  4. Adoro animais e não podia ter gostado mais da tua publicação! Ter animais é tão bom :)
    Kisses,
    Messy Hair, Don't Care

    ReplyDelete
  5. Também tenho um pastor alemão e não podia estar mais de acordo ♥
    http://www.sosweetsopink.com/

    ReplyDelete
  6. Que cachorro lindo!!

    byalexandraalmeida.blogspot.pt

    ReplyDelete
  7. Eu tenho dois cães e às vezes fico doida por eles só fazerem o que querem!! Mas enfim adoro-os assim e todos os dias os encho de mimos eheh

    byalexandraalmeida.blogspot.pt

    ReplyDelete

Obrigada pelos comentários.
Todos serão respondidos, brevemente, nos respetivos blogues.